• PortuguêsPortuguês
    • English English
    • Español Español

Dr. Luiz Fernando TeixeiraDr. Luiz Fernando Teixeira

  • Home
  • Dr. Luiz F. Teixeira
  • O que fazemos
  • Agendamentos
  • Notícias
  • Contato
domingo, 19 julho 2020 / Published in Notícias

Entrevista – Melanoma Ocular

Entrevista realizada para o site Melanoma Brasil em 22/05/2020.

O melanoma ocular, tipo de câncer que atinge células produtoras da melanina, pigmento responsável pela coloração da pele e dos olhos, correspondem a 5% de todos os melanomas que ocorrem no corpo humano. Mais comum em pessoas adultas, geralmente, não apresenta sintomas e pode evoluir com gravidade, causando metástases. Conversamos com o oftalmologista Luiz Fernando Teixeira, que fala mais sobre esse tipo de câncer raro que atinge os olhos:

Melanoma Brasil: Muitas pessoas não imaginam, mas o olho é um órgão que também pode ser atacado pelo câncer. Entre os tipos, existe o melanoma ocular. Poderia nos falar um pouco sobre ele?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Melanomas são tumores malignos originados de células que produzem o pigmento responsável pela cor da pele e dos olhos, chamadas melanócitos. Assim como na pele, estas células se encontram na conjuntiva ocular (mucosa que reveste a superfície do olho), e também no interior do olho, em um tecido chamado úvea. Os melanomas oculares (no olho e nos tecidos ao redor dele) correspondem a aproximadamente 5% de todos os melanomas que ocorrem no corpo humano.

Melanoma Brasil: Existe mais de um tipo de melanoma ocular? Quais são? Eles costumam ser benignos e malignos?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Podemos ter melanomas na região palpebral, nos tecidos da cavidade onde se encontra o olho (órbita), na superfície externa (conjuntiva) e no interior. A maioria dos melanomas oculares está localizada no interior do olho, na úvea. A úvea é dividida em três regiões: íris (responsável pela coloração), corpo ciliar (localizado atrás da íris) e a coróide (situada entre a camada esclerótica e a retina). Na coróide, geralmente, surge a maioria dos melanomas uveais. Os melanomas oculares são considerados tumores malignos independente de sua localização. Existem algumas diferenças em relação ao comportamento biológico destes melanomas, se compararmos a sua localização.

Melanoma Brasil: Qual a incidência deste tipo de tumor? Crianças também podem desenvolver?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: O melanoma uveal é uma doença rara, mas é o tumor maligno primário intraocular mais frequente nos adultos. Nos Estados Unidos são diagnosticados de cinco a seis novos casos de melanoma uveal para cada 1 milhão de pessoas da população, isso em apenas um ano. No Brasil o número é menor.

Pacientes adultos, jovens e até mesmo crianças podem desenvolver melanomas oculares. Aproximadamente 1% dos melanomas uveais ocorrem em pacientes com menos de 20 anos de idade. O risco de melanoma uveal aumenta com a idade sendo mais frequente após os 60 anos, com pico de diagnóstico entre 70 e 80 anos.

Melanoma Brasil: Um paciente que teve melanoma cutâneo, tem maiores riscos de ter um melanoma ocular? Há alguma relação entre os dois tipos?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Na maioria dos pacientes com melanoma uveal a associação não ocorre. Existem situações em que o melanoma de pele e o melanoma ocular podem ocorrer em maior frequência no mesmo paciente. Pacientes com síndrome do nevo atípico e melanoma familiar, e pacientes com uma rara síndrome de predisposição a câncer, relacionada a uma mutação germinal de um gene conhecido como BAP1, podem ter maiores chances de desenvolver melanomas de pele e de úvea.

Melanoma Brasil: Há alguma medida preventiva para esse tipo de melanoma?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Como os fatores desencadeadores da doença não são conhecidos, o acompanhamento regular de rotina com um oftalmologista é a melhor maneira de prever o diagnóstico correto e precoce da doença. Alguns fatores de risco para o melanoma ocular podem ser citados, são eles:

– Pacientes com pele branca

– Pacientes com coloração clara dos olhos (verde ou azul)

– Risco aumenta com o aumento da idade

– Condições associadas como: melanocitose óculo dermal (pigmentação anormal do olho), síndrome do nevo atípico (múltiplos nevos atípicos) e melanoma familiar, síndrome de predisposição a câncer relacionada a uma mutação germinal do BAP1, facomatose (distúrbios neurocutâneos) pigmentovascular, neurofibromatose tipo 1

– Melanoma uveal familiar: muito raro, ocorrendo em apenas 0,6% dos casos.

Melanoma Brasil: O melanoma ocular está associado à exposição solar?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: A associação dos melanomas oculares com a exposição a luz solar é controversa. Porém, o uso de óculos de sol com proteção UV (UVA e UVB) é recomendada para proteção ocular e pode diminui a chance dos melanomas de pele na região ocular.

Melanoma Brasil: Quais os principais sintomas da doença?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Os melanomas oculares podem não causar sintomas principalmente nas fases iniciais da doença. Os principais sinais e sintomas quando acontecem são:

– Aparecimento de lesão escura na conjuntiva ou íris

– Mudança na coloração da íris deixando um olho de cor diferente do outro

– Perda visual ou visão embaçada

– Perda do campo visual periférico

– Flashes de luz ou pontos luminosos na visão

O médico oftalmologista deve avaliar o paciente para confirmar ou não o diagnóstico dos melanomas oculares, pois outras doenças oculares também podem se apresentar com sinais e sintomas similares.

Melanoma Brasil: Quais os exames para o diagnóstico do melanoma ocular?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Na maior parte dos casos o diagnóstico é feito através de um exame clínico oftalmológico completo. O exame clínico utiliza aparelhos como lâmpada de fenda e oftalmoscópio indireto que permitem tanto o exame da região externa como interna do olho. Exames complementares ao exame clínico auxiliam o diagnóstico, como ultrassonografia ocular, fotografias, exame da vasculatura com uso de contraste (angiografia), entre outros. Em alguns casos é necessário o uso de biópsia para confirmar o diagnóstico. Para os tumores intraoculares utiliza-se uma técnica de biópsia por punção aspirativa do tumor com uma agulha de calibre fino. Com o material aspirado podemos tanto fazer o diagnóstico do tumor como também realizar testes nos genes do tumor, podendo fornecer informações sobre o risco de metástases.

Melanoma Brasil: O melanoma ocular é mais propenso a pacientes com diabetes?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: Não existe relação entre o diabetes com o melanoma ocular.

Melanoma Brasil: Esse tipo de tumor pode causar metástases?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: O melanoma ocular pode causar metástases durante o seguimento clínico oncológico independente do tratamento local realizado.

Ao diagnosticar a lesão intraocular (melanoma uveal) é muito raro o paciente apresentar lesões metastáticas. Na maioria das vezes as metástases ocorrem durante o seguimento após o tratamento ocular e ocorrem com mais frequências no fígado (90%).  Pulmão, pele, ossos e sistema nervoso central também são outros locais possíveis de metástases. Todos os pacientes diagnosticados e tratados com melanoma ocular devem ser acompanhados por um oncologista clínico, que determinará a melhor forma do seguimento sistêmico.

Melanoma: Quais os tipos de tratamento existentes e disponíveis no Brasil?

Dr. Luiz Fernando Teixeira: A escolha do tratamento para os melanomas oculares vai depender principalmente de sua localização, extensão e tamanho da lesão. Diferentes tratamentos podem ser utilizados, entre eles:

– Cirurgia: pode ser utilizada para a remoção do tumor com margem de segurança nos melanomas palpebrais, conjuntivais e em alguns casos de melanomas intraoculares. Técnicas de reconstrução são realizadas após a remoção da lesão. Para o tratamento de melanomas intraoculares grandes ou que estejam causando dor ocular intensa e desestruturação do olho utiliza-se a remoção do globo ocular (enucleação) como técnica cirúrgica. Durante o procedimento é realizado a remoção do globo ocular e reconstrução da cavidade, com a colocação de um implante esférico. Neste implante são suturados os músculos que fazem o olho se movimentar garantindo a movimentação do implante.

– Radioterapia: é um tipo de tratamento bastante utilizado nos melanomas uveais (intraoculares). Existem duas formas de tratamento na radioterapia: teleterapia e braquiterapia.

– Radioterapia (teleterapia): a fonte de radiação fica distante do tecido a ser irradiado. Um exemplo deste tipo de radioterapia é o uso do feixe de prótons, muito utilizado para o tratamento de melanomas uveais nos países da Europa. No Brasil não dispomos deste tratamento.

– Radioterapia (braquiterapia): é o tratamento padrão para os melanomas uveias na maioria dos países, inclusive no Brasil. Nesta forma de radioterapia a fonte de radiação entra em contato direto com o tecido a ser tratado. Nesta terapia são utilizadas placas de radiação que parecem moedas (os elementos radioativos mais utilizados são o Iodo 125 e o Rutênio 106). Estas são suturadas na parede externa do olho no local onde o tumor intraocular se localiza. O paciente fica internado por até uma semana para o tumor receber a dose necessária de radiação. No final a placa é removida cirurgicamente. A taxa de controle do melanoma uveal com a braquiterapia é elevada chegando até 95% dos casos de tumores de tamanho pequeno e médio.

– Laserterapia (Termoterapia trans-pupilar): o laser infravermelho pode ser utilizado em alguns casos de melanoma da coroide principalmente quando combinado com a braquiterapia ocular.

– Crioterapia: técnica em que o congelamento do tecido pode ser usado nas cirurgias de remoção dos melanomas de conjuntiva. Após a remoção do tumor congela-se a margem da conjuntiva ao redor da área onde se localizava o tumor. Este procedimento ajuda a diminuir a recidiva tumoral local.

Fonte: https://www.melanomabrasil.org/entrevista-melanoma-ocular/

  • Tweet

What you can read next

Cartlhas de Retinoblastoma
Campanha para diagnóstico precoce do câncer infantil

Categorias

  • Notícias

Últimos posts

  • Cartlhas de Retinoblastoma

  • Campanha para diagnóstico precoce do câncer infantil

  • Home
  • Dr. Luiz F. Teixeira
  • O que fazemos
  • Agendamentos
  • Notícias
  • Contato

© Dr. Luiz Fernando Teixeira. Por Pixel Desenvolvimento.

TOP

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site e, ao utilizá-lo você concorda com a nossa política de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber claramente o que é feito e como é feito. Caso você concorde, clique em "Aceito". Caso não concorde, clique em "Não aceito".
Não AceitoAceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR